Município de Monchique,Turismo

 
 
 
 

Posto de Turismo

 
 
O Posto de Turismo de Monchique, localiza-se no Largo de S.Sebastião. Trata-se de um posto de informação da responsabilidade da Região de Turismo do Algarve, que disponibiliza um atendimento personalizado aos visitantes e encontra-se ao dispor de qualquer visitante que procure informações culturais e até gastronómicas, sobre o concelho de Monchique.

Morada: Largo de S. Sebastião
Telefone: 282 911 189
E-mail: turismo.monchique@rtalgarve.pt
Horário de Funcionamento:
De Segunda-feira a Sexta-feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Encerra aos Sábados e Domingos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jardim de Infância de Monchique
Morada: São Roque
8550 – 446 Monchique
Telefones: 282913925
Correio Electrónico: info@eb1-monchique-n21.rcts.pt
Portal: www.eb1-monchique-n21.rcts.pt
 
 
 

Acção Social

 
Apoio à Habitação
Habitação Social
Regulamento

Centro de Apoio à Familia
XPTO
Bolsas de Estudo
Rede Social
 
 
 
 
 
 

Como Chegar

 
 
 
 
Vindo do Porto utilize a A1 até Lisboa e depois a A2 Lisboa – Algarve. Monchique fica a 263 km de Lisboa e a 63 km de Faro.
Em Ourique pode optar por apanhar o IC1 e seguir pela “variante” S. Marcos da Serra” (ER 267) – Alferce – Monchique.
De Lisboa utilize a A2 (ponte 25 de Abril) ou a Ponte Vasco da Gama. Na via do Infante (A22) sai na saída Monchique e apanha a Estrada Nacional 266.
 
 
 
 
 
 

A Visitar na Serra de Monchique

 
 
Ir visitar a serra de Monchique, é como visitar uma zona serrana com uma grande diversidade vegetal e clima suave, carinhosamente apelidado de "Jardim do Algarve". Património natural que induz à contemplação. Ribeiros cristalinos que desenham meandros no fundo de vales escarpados. Dotada de elevada qualidade ambiental, a frescura da serra apresenta-se como um contraponto ao caloroso litoral algarvio e Baixo Alentejo.
 
 
 
 
 
 
 
Não deixe de visitar as Caldas de Monchique onde existe uma pequena praça envolta em grandes árvores e fontes, espaço propício a piqueniques e conheça ainda as Termas e as suas nascentes de água mineromedicinal, usadas desde tempos antigos para tratamentos.
Passear por as localidades de: Alferce, Marmelete e Vila de Monchique, é desfrutar do património arquitectónico, histórico e cultural a par das muitas belezas naturais e provar a gastronomia tradicional, o mel, os doces, o medronho, é a nossa sugestão.
 
 
 
No centro da vila poderá desfrutar de uma magnífica vista a partir do miradouro do parque são Sebastião, visitar a Igreja Matriz de Monchique datada do início do século XVI, o Convento de Nossa Senhora do Desterro e aproveitar para percorrer as estreitas ruas da vila, contemplando o vasto casario branco com as típicas chaminés de saia e parar para visitar as nossas casas de artesanato. Vale ainda a pena subir a Serra até á Picota ou até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, de onde se avista uma grande extensão de paisagem desde o Cabo de são Vicente até à Serra da Arrábida. Merecedor de visita é ainda o Moinho do Poucochinho, no Barranco dos Pisões, onde pode se pode fazer um agradável picnic nas suas mesas de pedra e à sombra de uma das muitas árvores classificadas existentes na serra de Monchique - um Plátano.